Lançamento do livro Cartografia da Promessa

A h_moderna – Rede Brasileira de Estudos em História Moderna tem o prazer de convidá-l@s para o lançamento online do livro Cartografia da Promessa: Potosi e o Brasil em um continente chamado Peruana, de Andréa Doré (UFPR), publicado pela Editora Intermeios, em 2020.

O evento será mediado por Luís Filipe Silvério Lima (Unifesp) e contará com comentários ao livro por Íris Kantor (USP), Júnia Furtado (UFMG/Unifesp), Marina Bezzi (UnB) e Zoltán Biedermann (University College London).

O livro estará com 50% de desconto entre 5 e 11 de abril durante a III Feira do Livro da Unesp e pode ser comprado neste link.

Sobre o evento

Data e horário: 8 de abril de 2021, 14:00-16:00 (horário de Brasília)

Modalidade e inscrição: o evento será realizado na plataforma Google Meet e é aberto a tod@s. A inscrição prévia é obrigatória mediante envio de mensagem com nome e e-mail com o qual deseja acessar o evento online para hmodernaemrede@gmail.com até 7 de abril de 2021.

Organização: h_moderna – Rede Brasileira de Estudos em História Moderna

Sobre o livro

Nomen omen. A expressão latina diz que o nome é um presságio, uma profecia, um destino ou, ainda, uma promessa. Por que se chamou Peru, Peruana ou América Peruana o que viria ser a América do Sul? Em que se baseavam essas escolhas? Quem as sugeriu e por que não se mantiveram? Qual o papel da montanha de Potosi na história desses nomes? Os portugueses nas terras do Brasil achavam que a montanha de prata ficava “logo ali”. Inventaram mapas, encurtaram distâncias, espalharam esperanças. Mas, se era tão perto, como explicar a ausência de metais preciosos no Brasil? Cartografia da Promessa traz respostas inéditas a essas perguntas, com base em mapas, cosmografias, relatos de viagem e crônicas, e conta como nos primeiros dois séculos de sua história o Brasil precisou compensar a escassez de ouro e prata com pau-brasil, com açúcar, com a mão de obra e as almas dos seus habitantes originais e com sua geografia. Mais informações neste link.

Sobre a autora

Andréa Doré é professora do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. É Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e realizou pós-doutorado na Universidade de Harvard. Em 2010 publicou Sitiados. Os cercos às fortalezas portuguesas na Índia(São Paulo: Alameda). Dedica-se ao estudo da construção do saber geográfico sobre a América no período moderno e as relações entre o Índico e o Brasil durante a União Ibérica. Integra a rede Geopam (Geopolíticas Americanas nos séculos XVI-XVIII) e é uma das fundadoras da h_moderna.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.