Bio
Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000) e Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (2008) e Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Professor Associado DE da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de História Social da Faculdade de Formação de Professores da UERJ de 2010 a 2013. Coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Formação de Professores da UERJ desde 2016. Pesquisadora do grupo Companhia das Índias – Núcleo de História Ibérica e Colonial nos Tempos Modernos, contemplado pelo PRONEX desde 2006, sediado na Universidade Federal Fluminense e liderado pelo Prof.Dr. Ronaldo Vainfas. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Inquisitoriais, cadastrado no CNPq. desde 2008. Bolsista FAPERJ na categoria Jovem Cientista do Nosso Estado de 2009 a 2013. Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa de 2001 a 2017. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Inquisição moderna, escravidão, religiosidades populares, história da medicina luso-brasileira.
Projetos em andamento
- Fluxos de informação na Inquisição portuguesa: caminhos e descaminhos da correspondência do Santo Ofício (séculos XVII e XVIII) – Financiamento: Bolsa PROCIÊNCIA UERJ.
- Failure. Reversing the Geneologies of Unsuccess (XVI-XIX).
Palavras-chave
- Inquisição, Religiosidades, Feitiçaria
Filiação Institucional
- Professora do Programa de Pós Graduação em História Social da FFP/UERJ
Grupos de Pesquisa
- Núcleo de Estudos Inquisitoriais – Coordenação
- Companhia das Índias – Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna – Pesquisadora integrante
CV e Publicações
Contato e Páginas
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
hmoderna (17 de Maio de 2020). Pesquisadora: Daniela Calainho. h_moderna. Recuperado em 23 de Junho de 2025 de https://doi.org/10.58079/rj7c